Armenian Volunteer Corps

Welcome to the Armenian Volunteer Corps (AVC) blog. Here our volunteers and alumni reflect on their experiences living and volunteering in Armenia. For more information about our programs, visit our website www.armenianvolunteer.org, follow us on Facebook https://www.facebook.com/Armenianvolunteer or drop us an email: info@avc.am .

Monday, October 03, 2011

Processo de criação!

by Mariana Kehyayan
Brazil



Antes de chegar na Armênia não tinha, praticamente, nenhuma noção do que iria encontrar por lá. Lembro da minha primeira reunião com o Tim, na qual foram-se expostas as atividades que teria que realizar, mas não me falaram o quão gratificante esta experiência seria em minha vida. Sou estilista de formação, mas nunca havia trabalhado neste ramo da moda.

Homeland Handicrafts promove a ajuda o artesanato nacional armênio, para a diáspora e dentro do país. Há vários tipo de objetos, souveniers, com diferentes matérias primas …
Com Homeland Handicrafts fui para Berd, uma cidade no topo da montanha, com um cenário incrível (localiza-se ao norte do país), para acompanhar de perto e conhecer as artesãs que confeccionam o Bear Berd (o urso).

Processo de criação:
Primeiro aprendi quais regiões produziam determinados produtos (por matéria prima) e separamos as amostras no escritório por sessões. A visualização é sempre importante para criação.
O crochê sempre foi um artigo de muita aceitação dentro do Homeland Handicrafts, por isso, o fluxo de criação desta matéria prima era sempre alto, e, somado a isso, eu deveria criar coleções para as regiões que precisassem (varia de acordo com a intensidade de pedido/produção). Para isso, pesquisei sobre os símbolos armênios, cores, formas, algo típico que remetesse à cultura local. Mas, sempre com um toque de modernidade. Tentei criar artigos direcionados para todos: homens, mulheres, meninos e meninas

Uma das linhas que eu criei foi ‘’Os Animais’. A idéia surgiu a partir do ‘’Esh’’ (burro), um animal ‘’símbolo’’ pois eles estão sempre presentes nas estradas do país. Depois, vieram: a ovelha (e os longínquos rebanhos que atravessam as estradas a toda hora), o pastor de ovelhas, as vacas … e, eles se apresentam em diferentes versões: imãs de geladeiras, chaveiros, objetos de decoração, uma vez que são objetos práticos e lindos como souvenir.

Além disso, outra coleção em que trabalhei foi a idéia do urso de crochê (de Berd). Quando cheguei, o conceito já existia, mas inovei e incrementei a linha com o porta moedas de tecido com a cabeça do urso, marcador de página (versão masculina e feminina), bolsinhas de tecido, necessaire. Mesclei os tecidos com estampas atuais com um toque ‘’rústico’’ do crochê do urso.

Somado a isso, criei o dado do ‘ ‘Ayp Pen Kin’’, ou seja, o alfabeto armênio em forma de chaveiro e imã de geladeira. Uma vez que o nosso alfabeto é muito importante para nós e as cores nacionais, também.

Mas, o que me deixa super orgulhosa é saber que o que desenvolvi para Homeland Handicrafts está tendo cada vez mais êxito e vem surgindo novos produtos dentro das linhas que criei!
Obrigada pela oportunidade e um sucesso infinito para Homeland Handicrafts.

Para quem quer acessar o site desta ONG, é só clicar do link a seguir: http://homelandhandicrafts.org/

Labels: , , , , , , ,

1 Comments:

Post a Comment

<< Home